x

Corinthians 2 x 1 São Paulo - Semifinal - Copa do Brasil 2023

Copa do Brasil 2023 - Corinthians 2 x 1 São Paulo

Partida de futebol entre Corinthians 2 x 1 São Paulo nCopa do Brasil 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7823/copa_do_brasil_2023/corinthians-2-x-1-sao_paulo

02:00

2023-07-25T21:30:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 2 X 1 São Paulo

Copa do Brasil 2023
25 de julho de 2023, 21:30
Corinthians 2 x 1 São Paulo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 357 de 360 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians mantém tabu na Arena e vence São Paulo no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil

O Corinthians não só manteve o tabu contra o São Paulo na Neo Química Arena, como também venceu o rival por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil na noite desta terça-feira. Os dois gols da equipe alvinegra foram marcados por Renato Augusto, ambos no segundo tempo. Luciano descontou para os visitantes.

O jogo de volta está marcado para o dia 16 de agosto, às 19h30, no Morumbi. Com a vantagem, o Timão pode até empatar fora de casa para avançar à final da Copa do Brasil. Uma derrota por um tento de diferença leva a decisão para os pênaltis, já qualquer outro placar favorável ao São Paulo elimina o clube do Parque São Jorge do torneio.

O primeiro tempo foi de poucas emoções para ambas as equipes. O Corinthians teve menos posse e viu o São Paulo incomodar mais, mas nem Cássio nem Rafael tiveram de fazer grandes intervenções nos primeiros 45 minutos, que acabou empatado em 0 a 0.

Na segunda etapa, o Corinthians não tomou conhecimento do São Paulo e abriu o placar logo no segundo minuto com Renato Augusto. O Timão, porém, não conseguiu segurar a vantagem e viu o São Paulo empatar com Luciano ainda aos nove minutos. Entretanto, o clube do Parque São Jorge não desistiu e voltou a ficar a frente do placar com o camisa 8 na reta final da partida, que deu números finais ao confronto.

O Timão colocou fim na sequência de quatro empates contra o São Paulo na Neo Química Arena e segue invicto diante do rival dentro de casa. Agora são 18 clássicos disputados no estádio, com 11 vitórias corinthianas e sete empates, um aproveitamento de 74,07%.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians será neste sábado, às 18h30, também na Neo Química Arena. O Timão enfrenta o Vasco em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

Escalação

O técnico Vanderlei Luxemburgo teve uma ausência de peso para a partida contra o São Paulo. O meia Matías Rojas chegou na Neo Química Arena junto com a delegação do Corinthians, mas foi cortado até do banco de reservas da equipe. O paraguaio, que foi o primeiro e único reforço do clube nesta janela de transferências, sofreu um trauma e uma entorse no tornozelo esquerdo no jogo contra o Bahia, no último sábado, pelo Brasileirão.

Sem Rojas, Luxemburgo escalou o Corinthians da seguinte maneira: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto e Ruan Oliveira; Róger Guedes e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians contra o São Paulo pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Meu Timão

No banco de reservas, o comandante contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Romero, Giuliano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Guilherme Biro, Pedro, Adson, Roni, Matheus Araújo e Felipe Augusto.

Já o São Paulo de Dorival Júnior foi escalado assim: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato; Luciano e Calleri.

O jogo

Primeiro tempo

O jogo começou bem estudado entre as duas equipes, que pouco agrediram quando tinham a posse da bola e ambos exploravam lançamentos longos para buscar atacar as costas da defesa.

A única chegada nos dez primeiros minutos foi do São Paulo, que recuperou a bola nos pés de Renato Augusto ainda no seu campo de defesa e engatou o contra-ataque com Luciano pelo lado direito da defesa do Corinthians. O atacante tentou o cruzamento para a grande área, mas Fábio Santos amorteceu o lance no peito e recuou tranquilamente para Cássio.

Após isso, o Corinthians viu o São Paulo adiantar mais as linhas de marcação e o time de Vanderlei Luxemburgo teve dificuldades de trocar passes no campo de defesa para superar a pressão do rival.

A primeira finalização ocorreu somente aos 16 minutos, com Michel Araújo. Murillo errou passe para Róger Guedes no campo de defesa e o meia do São Paulo conduziu e pelo meio e arriscou o chute de média distância, mas o arremate saiu sem perigo por cima do gol de Cássio.

Dois minutos depois, a primeira chance de perigo do jogo. Em escanteio para o rival, Wellington Rato cobrou na cabeça de Arboleda, que subiu livre de marcação próximo da pequena área, mas não pegou bem na bola e testou para fora.

A estratégia inicial do Corinthians era de deixar o São Paulo trocando passes com mais facilidade entre os zagueiros e o volante e apertar a marcação quando a equipe adversária ultrapassava a linha de meio-campo. Entretanto, o Timão não aproveitou nenhuma tentativa de contra-ataque nos primeiros 20 minutos.

A primeira jogada trabalhada do Corinthians ocorreu aos 23 minutos. Renato Augusto achou Fábio Santos na entrada da grande área e o lateral, de primeira, acionou Róger Guedes pelo lado esquerdo da linha de fundo. O camisa 10 não perdeu tempo e logo cruzou para a grande área procurando por Yuri Alberto, mas o centroavante viu o zagueiro adversário chegar primeiro no lance e interceptar o passe na pequena área.

Depois desse lance, o São Paulo teve uma baixa importante. Calleri alegou não ter mais condições de seguir em campo e foi substituído por Ruan. Por terem características diferentes, o time de Dorival Junior mudou a organização de ataque, enquanto Luxemburgo também teve de adaptar o sistema defensivo, uma vez que o argentino tinha marcação especial dos zagueiros corinthianos por ser o homem de referência do rival.

Mesmo jogando para quase 47 mil torcedores presentes na Neo Química Arena, o Corinthians tinha uma postura mais passiva em relação ao São Paulo no primeiro tempo. A primeira finalização do Timão ocorreu somente aos 32 minutos, com Renato Augusto, que dominou na entrada da grande área e chutou de pé direito, mas o goleiro Rafael espalmou a bola para o lado. A primeira tentativa de agredir o rival animou a Fiel nas arquibancadas.

O oponente tinha mais posse de bola, mas pouco fez Cássio trabalhar no primeiro tempo. O goleiro corinthiano sujou o uniforme pela primeira vez somente aos 36 minutos, quando o rival recuperou a bola na intermediária e Luciano foi acionado pelo meio. O camisa 10 adversário chegou até a entrada da grande área do Corinthians e chutou de esquerda, mas a bola saiu fraca e o camisa 12 do Timão não teve dificuldades de agarrar a finalização.

O time do Corinthians era permissivo na marcação e muitas vezes deixava o São Paulo trocar passes próximo da entrada da grande área. Esse espaço permitiu a Pablo Maia a arriscar uma finalização de longa distância aos 41 minutos e quase surpreender Cássio, que saltou na bola, porém a viu sair pela linha de fundo.

Sem tanto perigo, o Timão respondeu com Maycon na sequência. O camisa 7 recebeu passe de Ruan Oliveira no lado direito do ataque e foi conduzindo a bola até o meio-campo, onde arriscou um chute de esquerda de média distância, mas a finalização foi rasteira e fraca para em direção ao goleiro Rafael, que agarrou com tranquilidade.

No último minuto do primeiro tempo, o Corinthians ainda teve um escanteio para cobrar - o único na primeira etapa - e buscar abrir o placar, mas não aproveitou a chance e os dois times foram para os vestiários com o 0 a 0 no marcador.

Segundo tempo

Luxemburgo não quis esperar uma resposta no segundo tempo e fez a primeira alteração ainda no intervalo: Adson entrou em campo na vaga de Ruan Oliveira. E assim como na partida contra o América-MG nas quartas de final, o Timão não demorou muito para abrir o placar na Neo Química Arena.

Adson, em sua primeira participação no jogo, recebeu bola de Renato Augusto no lado direito. O meia-atacante tentou o cruzamento, mas a bola explodiu na defesa e sobrou para Maycon na grande área. O volante girou e rolou para o camisa 8, que chutou de pé direito para balançar as redes de Rafael e explodir de emoção o estádio corinthiano aos dois minutos do segundo tempo. A finalização ainda contou com um leve desvio da defesa, que prejudicou na ação do goleiro rival.

Com a vantagem, o Corinthians obrigou o São Paulo a se armar ainda mais para o jogo. O time de Dorival Júnior reduziu mais a circulação de bola e optou por verticalizar mais os passes e explorar as jogadas pelo lado do campo.

O adversário chegou com perigo pela primeira vez aos quatro minutos. Em escanteio, Luciano recebeu na cobrança curta e levantou a bola na grande área. O cruzamento teria como destino o zagueiro Arboleda, mas o equatoriano não conseguiu completar por conta de um pequeno desvio da defesa corinthiana.

O Timão tinha mais espaço para contra-ataques. Aos sete minutos, Adson buscou o ataque em velocidade e tocou para Yuri Alberto no lado direito do ataque. O camisa 9 não tinha ângulo para finalizar, mas viu Róger Guedes livre infiltrando na grande área no lado oposto e tentou lançá-lo, mas foi bloqueado pela defesa do São Paulo.

A eficiência defensiva do Corinthians com a vantagem no placar não foi a mesma do primeiro tempo e a equipe sofreu o empate aos nove minutos, com Luciano. Ruan recebeu no meio e Gil tentou fazer o encaixe, mas viu o adversário se livrar da marcação e acionar o camisa 10 do São Paulo, que limpou a marcação de Murillo e chutou forte de esquerda na entrada da grande área. A finalização bateu na trave e o rebote foi em direção aos pés de Cássio, já no chão, que só viu a bola ultrapassar a linha e o placar da partida ficar em 1 a 1.

O primeiro terço do segundo tempo teve mais emoção que todos os 45 primeiros minutos do confronto. Entretanto, após o gol de empate do São Paulo, as equipes novamente evitaram se arriscar na partida.

Arboleda teve a chance de se redimir da finalização que não completou aos quatro minutos do segundo tempo e quase virou a partida aos 27. Após bola levantada na área em cobrança de falta, Gil afastou mal de cabeça e o zagueiro do rival chegou a tempo na linha de fundo para chutar de esquerda, mas o arremate passou apenas ao lado do gol de Cássio e acabou saindo pela lateral oposta do campo.

Entretanto, quem não desperdiçou nenhuma das chances que teve foi Renato Augusto, que anotou o segundo dele e do Corinthians no confronto aos 35 minutos. O camisa 8 recebeu belo lançamento de Murillo no campo de defesa e dominou na grande área do adversário. Ele ainda venceu a dividida com o defensor do São Paulo e viu a bola ficar limpar para chutar de bico e estufar as redes de Rafael, fazendo 2 a 1 para o Timão e dando os números finais para a partida.

Ficha técnica de Corinthians 2 x 1 São Paulo

Competição: Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 25 de julho de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Nailton Junior de Sousa Oliveira
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Gols: Renato Augusto (duas vezes) (Corinthians); Luciano (São Paulo)
Cartões amarelos: Beraldo, Pablo Maia e Luciano (São Paulo)
Público: 46.517 pagantes (público total: 46.965)
Renda: R$ 2.690.717,50

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto (Matheus Araújo), Maycon (Roni) e Ruan Oliveira (Adson); Renato Augusto (Bruno Méndez); Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo (Juan) e Caio Paulista (David); Pablo Maia, Alisson (Erison), Rato (Rodrigo Nestor) (Jhegson Méndez) e Michel Araujo; Luciano e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 2 x 1 São Paulo