Venha fazer parte da KTO
x
Como o Corinthians pode definir o Campeonato Brasileiro
Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 19 anos e, com muito orgulho, estagiária do Meu Timão que tem como melhor característica ser corinthiana.

ver detalhes

Como o Corinthians pode definir o Campeonato Brasileiro

Coluna do Beatriz Zoccoler

Opinião de Beatriz Zoccoler

3.2 mil visualizações 37 comentários Comunicar erro

Como o Corinthians pode definir o Campeonato Brasileiro

Vagner Mancini pode ser responsável por tirar o Corinthians da 17º colocação e levar à Libertadores

Foto: Ricardo Moreira/Estadão conteúdo

O Campeonato Brasileiro está em sua reta final, promete fortes emoções e o Corinthians está incluído nisso. Fevereiro será um mês de muitas decisões, já que o Timão pode interferir não só na classificação para a Pré-Libertadores, como também no campeão nacional. Além de fazer confrontos diretos contra os times que disputam G8, o Corinthians é o único time em comum que Flamengo e Internacional enfrentarão nesse término de campeonato.

Ocupando a 8ª colocação e com 48 pontos, o Corinthians tem um jogo a menos e enfrentará, em sequência, Athletico, Flamengo, Santos, Vasco e Internacional. A questão é que cada um desses confrontos pode definir algo no Brasileirão. Como? Vamos lá.

Corinthians x Athletico

Começando pelo fato do próximo duelo, contra o Furacão, ser uma disputa diretíssima pela vaga na Pré, esse jogo também marcará um turno inteiro com Vagner Mancini - já que na primeira etapa do campeonato, foi o adversário de sua estreia. Somar mais três pontos em cima do Athletico é crucial nessa reta final, visto que eles vem logo atrás, na 10ª posição, com 46 pontos.

O Corinthians jogará em casa, depois de uma vitória contra outro concorrente (o Ceará) e precisará bater um time que faz um returno melhor que o seu. O CAP vem de um empate com o líder Internacional e também quer muito a classificação. Uma vitória deles os colocaria na frente do Corinthians (o que pode ser momentâneo, pois existe o jogo atrasado contra o Santos), já uma vitória do Timão daria aproximação ao G7.

Pontos importantes e que podem fazer muita falta se não conquistados.

Jogo do primeiro turno: Athletico 0x1 Corinthians. Gol do Everaldo.

Corinthians x Flamengo

Esse é um jogo importantíssimo para o campeonato como um todo. Uma vitória do Timão frearia um dos times que disputa o título e, logicamente, daria um gás na classificação alvinegra. O Flamengo está a dois pontos do atual líder e, nessa rodada, enquanto eles recebem o Corinthians no Maracanã, o Colorado enfrentará o Vasco fora de casa.

Não será um jogo fácil, mas será mais uma decisão. Marcará também o reencontro dos dois times depois daquele ponto fora da curva no primeiro turno. Muita coisa mudou no Corinthians desde aquele 18 de outubro. Pra se ter noção, o time que foi a campo era formado por: Cássio; Fagner, Marllon, Gil, Piton; Xavier, Camacho; Otero, Vital, Everaldo; Boselli. O técnico Vagner Mancini, que estava no comando desse jogo, sabe da importância de uma vitória nesse momento do Brasileirão. Rogério Ceni, que chegou ao clube carioca depois, também sabe.

Mais uma luta.

Jogo do primeiro turno: Corinthians 1x5 Flamengo. Gols: Gil (Corinthians); Everton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique e Diego (Flamengo).

Santos x Corinthians

O Santos, além de rival, é mais um dos times que está no bonde que briga pela vaga na Pré. Duas rodada antes de receber o Corinthians na Vila, eles terão enfrentado o Atlético-GO (concorrente direto) e o Coritiba. Ou seja, no caso de estarem na cola pela classificação, será mais um confronto direto.

Depois de perder a final da Libertadores, o time comandado por Cuca também busca uma sequência de vitórias a fim de chegar no G8. Quando olhamos para o retrospecto do clássico, e vemos que o Corinthians leva a vantagem - são 132 vitórias, 98 empates e 108 derrotas, além de 588 gols marcados e 510 gols sofridos - podemos ficar tentados a pensar que será mais tranquilo. Mas não. O Corinthians não vence o Peixe na Vila desde 2014 - com gol do Gil, de cabeça.

Mais um jogo, mais uma decisão.

Jogo do primeiro turno: Corinthians 1x1 Santos. Gols: Danilo Avelar (Corinthians) e Madson (Santos).

Corinthians x Vasco

São duas realidades diferentes nesse confronto: O Vasco, agora comandado por Vanderlei Luxemburgo, busca se afastar da zona de rebaixamento e chegará a Neo Química Arena depois de ter enfrentado Fortaleza e Internacional. Já o Corinthians, que terá percorrido o caminho acima, vê no Cruzmaltino o (em tese) adversário mais tranquilo dessa sequência.

É mais um jogo que pode definir algo importante, visto que o Vasco está na luta para não voltar ao Z4 e o Timão está buscando uma classificação para a competição mais importante do continente. Além disso, existe um tabu nesse confronto: O Corinthians não perde para o Vasco desde 2010, quando foi derrotado por 2 a 0, em São Januário.

Se ampliarmos para os jogos como mandante, o tabu fica maior: o Timão não é superado pelo Vasco quando tem o mando de campo desde 2007, quando perdeu por 1 a 0, no Pacaembu.

Só a vitória importa.

Jogo do primeiro turno: Vasco 1x2 Corinthians. Gols: Gustavo Mantuan e Everaldo (Corinthians) e Ribamar (Vasco).

Internacional x Corinthians

E chegamos à última rodada do Brasileirão. Esse é mais um jogo importante para o campeonato como um todo, já que pode facilitar ou prejudicar a vida do Colorado, mas também pode ser crucial para o Timão, a depender da situação da disputa pela vaga na Pré.

Todos os times jogarão ao mesmo tempo, dessa forma, enquanto Inter e Corinthians fazem um embate no Beira-Rio, o Flamengo (concorrente ao título), enfrenta o São Paulo no Morumbi. A chance do Brasileirão ser definida na última rodada é alta, mas a probabilidade da última vaga da classificação pra Pré-Libertadores também ter sua definição na 38º rodada interessa muito mais o Corinthians.

Na primeira parte do campeonato, já sabemos o que aconteceu. O Inter também era líder, tinha Coudet no comando e Mancini aplicou um nó tático. Se vai rolar de novo, nós não sabemos...

É a última decisão do campeonato.

Jogo do primeiro turno: Corinthians 1x0 Internacional. Gol do Davó.

Depois de tudo isso, só tem uma coisa a ser dita: Vai, Corinthians!!!

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Libertadores da América.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Beatriz Zoccoler

Por Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 22 anos, apaixonada por esportes, por ouvir e contar histórias, tagarela, apresentando e produzindo no YouTube do Meu Timão.

O que você achou do post do Beatriz Zoccoler?