x

Corinthians 1 x 1 Ituano - Quartas-de-final - Paulista 2023

Paulista 2023 - Corinthians 1 x 1 Ituano

Partida de futebol entre Corinthians 1 x 1 Ituano nPaulista 2023

https://www.meutimao.com.br/jogo/7670/paulista_2023/corinthians-1-x-1-ituano

02:00

2023-03-12T16:00:00

Neo Química Arena

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, São Paulo, SP, Brasil

Corinthians 1 X 1 Ituano

Paulista 2023
12 de março de 2023, 16:00
Corinthians 1 x 1 Ituano
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Duelo 34 de 35 confrontos

Sobre a Partida

Corinthians perde para o Ituano nos pênaltis e está eliminado do Campeonato Paulista

O Corinthians está eliminado da atual edição do Campeonato Paulista. Na tarde deste domingo, a equipe do Parque São Jorge recebeu o Ituano em sua casa, na Neo Química Arena, e perdeu nos pênaltis após empatar no tempo normal por 1 a 1.

Anota aí - Agora fora do Paulistão, o Corinthians volta a campo apenas no próximo dia 15 de abril, na estreia do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os comandados de Fernando Lázaro enfrentam a equipe do Cruzeiro, recém-integrado à Série A, na Neo Química Arena.

Escalação

Sem poder contar com Renato Augusto, tratando de uma lesão no joelho direito, o Corinthians precisou fazer alteração no time que vinha atuando na competição. Paulinho foi quem substituiu o camisa 8 no time titular do técnico Fernando Lázaro.

Os 11 iniciais do Timão, então, foram: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Giuliano, Paulinho e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto.

Escalação Corinthians

Meu Timão

O Ituano, por sua vez, foi a campo com Jefferson Paulino; Rai Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; André Luiz, Eduardo Person e Marcelo Freitas; Quirino, Gabriel Barros e Paulo Victor.

O jogo

Primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos do confronto foram marcados, principalmente, pelo equilíbrio entre as equipes. O Corinthians, porém, pareceu ter sentido a ausência do meia Renato Augusto e mostrou dificuldade inicialmente. Ainda assim, marcou com Paulinho após o Ituano sair na frente do placar.

E logo no primeiro lance, ainda no primeiro minuto do confronto, o atacante Róger Guedes foi à loucura, afinal, ele ficou pedindo pênalti após entender que a bola desviou na mão de um dos jogadores do Ituano na área. O árbitro, porém, mandou o lance seguir e nada marcou.

Mas o Ituano não se intimidou e deu uma resposta rápida. Aos dois minutos, enquanto o Timão ainda reclamava da penalidade não concedida, o time visitante saiu em velocidade, jogou a bola na área corinthiana e, em um rebote, Marcelo Freitas finalizou para fora.

O lance seguinte também foi protagonizado pelo Ituano e gerou ainda mais perigo. Em bate-rebate dentro da área do Corinthians, aos quatro minutos, Person avançou em direção à bola, mas viu o goleiro Cássio levar a melhor e se jogar com precisão para fazer a defesa.

Com dificuldade em encontrar espaços na defesa do Ituano, o Corinthians demorou para entrar dentro da área adversária. Isso foi acontecer apenas aos 13 minutos do jogo, quando Fagner cobrou escanteio em direção a Paulinho, que tentou escorar e foi interceptado.

Logo depois, porém, o Ituano voltou a responder. Em rápido contra-ataque, a equipe do interior acionou Gabriel Barros, que estava sozinho dentro da área e aproveitou para finalizar com força. Cássio, porém, espalmou para salvar o que poderia ser o primeiro gol da partida.

O primeiro gol da partida foi protagonizado pelo Ituano na marca dos 25 minutos. No lance, Rai Ramos arrancou com velocidade, mandou um foguete do meio de campo, a bola desviou nas costas de Fábio Santos e enganou o goleiro Cássio, que não alcançou a bola.

O Corinthians tentou a reação logo no lance consecutivo, mas sem sucesso. Aos 27, Adson se infiltrou na área, venceu dividida no corpo, foi ao chão, mas se levantou e, sem ângulo, finalizou com força. O goleiro Jefferson, porém, fez a defesa e a bola explodiu na trave.

E, então, o Timão deixou tudo igual na Neo Química Arena. Quando o ponteiro marcava 34 minutos, Adson apareceu pela direita, calibrou os pés e mandou na cabeça de Paulinho, que foi ao segundo andar, venceu dois defensores e jogou no canto direito do gol.

Os minutos finais da etapa ainda marcaram nova jogada construída pela equipe do Ituano. Aos 41 minutos, Person apareceu com precisão no campo ofensivo, bateu com categoria, mas a bola foi apenas por cima do gol do “Gigante” Cássio.

Segundo tempo

O Corinthians voltou à segunda etapa com o mesmo time mandando a campo inicialmente, sem substituições. Os últimos 45 minutos do Timão foram novamente de momentos distintos, com a equipe sendo dominante na segunda metade, mas sem protagonizar novos gols.

Nos minutos iniciais, o Ituano subiu a marcação e dificultou a saída de bola do Corinthians. E, assim, os visitantes foram pressionando e chegando aos poucos à área alvinegra. Aos três minutos, o zagueiro Bernardo foi ao meio de campo e arriscou de longa distância para fora.

O Ituano, então, permaneceu tentando encontrar o gol corinthiano em chutes de fora da área, “arma” que deu certo no primeiro gol da equipe. Aos sete minutos, o volante André Luiz viu espaço no meio e soltou uma bomba em direção às arquibancadas da Neo Química Arena.

E mais uma finalização desta forma foi feita pelo Ituano minutos depois, aos dez. Desta vez, Gabriel Barros apareceu na entrada da área, dominou, girou rápido e emendou forte finalização em direção ao gol. Cássio, porém, se jogou na bola e fez a defesa.

A primeira chegada do Corinthians na etapa veio a acontecer apenas aos 14 minutos. Na ocasião, em cruzamento vindo da direita para a esquerda, Róger Guedes escorou de cabeça para Paulinho, que disputou pelo alto e viu o defensor Lucas Silveira aparecer para afastar.

Depois de momentos de tensão e conflitos entre os jogadores, o Corinthians voltou a protagonizar jogada perigosa e por pouco não foi à frente do placar. Aos 22, Paulinho deixou a bola com “açúcar” para Yuri Alberto, que cavou por cima do goleiro e a bola bateu na trave.

E a partir daí, o Corinthians começou a dominar amplamente. Na marca dos 25 minutos, após trocas de passes entre os jogadores alvinegros, o meia Giuliano viu espaço em sua frente e arriscou no ângulo esquerdo do Ituano. A bola passou muito perto e saiu para fora.

Procurando o gol “salvador”, o técnico Fernando Lázaro, então, modificou a equipe com Pedrinho, Maycon e Fausto Vera. O último deles começou bastante participativo, tentando inverter jogadas e colocando a bola para dentro da área com frequência.

A tensão e o nervosismo passaram a dominar a partir daí. Mas o Corinthians ainda protagonizou uma grande chance com Yuri Alberto na reta final, aos 44 minutos, quando o atacante aproveitou sobra dentro da área e finalizou em cima do goleiro Jefferson.

No fim, aos 47, o Corinthians chegou novamente com perigo e ficou muito perto de virar o placar. Desta vez, em lançamento à área do Ituano, o zagueiro Gil subiu mais alto e mandou cabeceio em direção ao gol, mas a bola passou raspando a trave do time adversário.

Pênaltis

O Corinthians começou batendo. Fábio Santos foi para a cobrança e desperdiçou o que poderia garantir a equipe alvinegra em vantagem no início. Pelo Ituano, o responsável pela primeira batida foi Person, que convertou com forte finalização no lado esquerdo do gol.

A segunda cobrança alvinegra foi de Giuliano, que deslocou o goleiro para o canto direito e mandou na esquerda. O segundo do time visitante a bater foi José Aldo, que também deslocou Cássio e fez o segundo de sua equipe.

Fausto Vera fez a terceira cobrança do Corinthians e, com muita força, estufou a rede com precisão. Rafael Pereira bateu o terceiro pênalti do Ituano e converteu, afinal, escolheu bater com segurança no meio do gol de Cássio.

A quarta cobrança da equipe da casa foi de Yuri Alberto, que calibrou o pé direito e deslocou o goleiro para o canto oposto de sua finalização. Rai Ramos bateu a quarta do Ituano e levou a torcida alvinegra à loucura, jogando a bola no travessão.

O quinto chute do Timão foi protagonizado por Róger Guedes, que, de forma arriscada, bateu meia-altura na bochecha da rede. Na quinta cobrança do Ituano, Claudinho não sentiu a pressão e deixou tudo igual na Neo Química Arena.

Na primeira batida das cobranças alternadas, Maycon não se intimidou, converteu e vibrou muito com a Fiel nas arquibancadas. O goleiro Jefferson, então, bateu para o Ituano e, com muita precisão, mandou para o ângulo do gol de Cássio.

Bruno Méndez bateu a segunda alternada do Corinthians, com a bola batendo nas mãos de Jefferson, mas, com sorte, ela terminou nas redes para alegria da torcida alvinegra. Lucas Siqueira, do Ituano, protagonizou nova cobrança e também converteu com chute rasteiro.

A terceira das cobranças foi de Fagner e o lateral-direito bateu mal, mandando a bola para as mãos do goleiro Jefferson. E aí, Cássio ficou com a responsabilidade: ele pulou para o canto esquerdo, cresceu para cima do jogador do Ituano e salvou o Corinthians.

Gil, então, foi colocado à cobrança e jogou a bola na trave. Felipe Saraiva, do Ituano, deslocou Cássio e garantiu a classificação para cima do Corinthians.

Ficha técnica de Corinthians 1 x 1 Ituano

Competição: Campeonato Paulista
Local: Neo Química Arena, São Paulo, SP
Data: 12 de março de 2023 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Rafael Tadeu Alves de Souza
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho
Gols: Paulinho (Corinthians); Raí Ramos (Ituano)
Cartão amarelo: Claudinho (Ituano)
Público: 43.618 pagantes (público total: 43.888)
Renda: R$ 2.430.793,50

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos, Roni (Fausto Vera), Giuliano, Paulinho (Maycon), Adson (Pedro), Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Fernando Lázaro

ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury (Mario Sérgio); André Luiz (Rafael Pereira), Eduardo Person, Marcelo (Lucas Siqueira), Gabriel Barros e Paulo Victor (José Aldo); Quirino (Felipe Saraiva).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Imagens da partida

Comente a partida: Corinthians 1 x 1 Ituano