Oswaldo Brandão, ex-treinador do Corinthians

Biografia

Oswaldo Brandão (Taquara, 18 de setembro de 1916) foi um treinador brasileiro de futebol.

Brandão foi o mais carismático técnico da história do Corinthians. Chegou ao clube pela primeira vez em 1954, trazido pelo presidente Alfredo Ignácio Trindade para buscar o IV Centenário naquele mesmo ano. O treinador permaneceu no clube por mais três temporadas, quando deixou o cargo no início de 1958.

No período de jejum vivido pelo Corinthians, Oswaldo Brandão se destacou em outros grandes clubes, como os rivais São Paulo e Palmeiras; o treinador, no entanto, ainda viu o seu destino cruzar com o do Timão em outras oportunidades.

De 1964 a 1966, e depois em 1968, Brandão foi supervisor de Aymoré Moreira. Já em 1977, Brandão havia sido demitido da Seleção Brasileira durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 78 e voltou ao Corinthians para colocar fim no jejum que já durava mais de duas décadas.

Nas finais do Campeonato Paulista de 77, depois de uma derrota para o Guarani que, praticamente eliminava a equipe do estadual, trancou-se no vestiário com os jogadores, impedindo até mesmo o presidente Vicente Matheus de entrar. Lá, o treinador conversou com os atletas e garantiu aos jogadores que conquistar o campeonato só dependeria deles mesmos.

Depois disso, o Corinthians venceu todos os jogos seguintes, inclusive a decisão contra a Ponte Preta, finalmente levantando a taça. Diz a lenda que Brandão, adepto ao kardecismo, sonhou com o resultado da partida e procurou Basílio para contar que ele é quem faria o gol do título.

Brandão ainda voltou ao Corinthians no início dos anos 80. Mas, aos 64 anos, não teve a mesma sorte e se despediu com gritos cruéis vindos da arquibancada. Entre o final de 1985 e o início de 1986, o treinador ainda esteve no clube como supervisor.

Oswaldo Brandão comandou o Corinthians em 435 oportunidades. O treinador que mais vezes dirigiu o Timão faleceu em São Paulo, no dia 29 de julho de 1989, três anos depois de encerrar sua carreira.

Últimos jogos comandados por Oswaldo Brandão

Relembre outros treinadores do Corinthians

Como foi o Oswaldo Brandão comandando o Corinthians?

x