x

Oswaldo de Oliveira, ex-treinador do Corinthians

Biografia

Com um início de carreira vitorioso no comando do Corinthians, Oswaldo de Oliveira Filho é um técnico de futebol profissional. Natural da cidade do Rio de Janeiro, o treinador começou a atuar no cargo em janeiro de 1999, quando ficou à frente do elenco do Timão pela primeira vez.

Antes de assumir o cargo de vez, o treinador atuou como auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo e Evaristo Macedo no clube alvinegro. O técnico chegou a assumir o posto de interino em 1998, em meio a transição entre os dois profissionais.

Oswaldo de Oliveira, como ficou conhecido, conquistou o Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro em seu primeiro ano no clube alvinegro. Em seguida, esteve à frente na conquista do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000, o primeiro e histórico título do Corinthians na competição. O treinador carioca deixou o clube em junho do mesmo ano da grande conquista e assumiu o comando do Vasco da Gama.

Com o clube do Rio de Janeiro chegou às finais da Copa João Havelange e da Copa Mercosul, ainda no ano 2000. Porém, Oswaldo acabou deixando o clube depois de um desentendimento com o até então presidente Eurico Miranda, antes da decisão final do torneiro continental. O técnico continuo em seu estado de origem e assumiu o cargo no Fluminense, em 2001. No ano seguinte voltou para a capital paulista e assumiu o comando do São Paulo. Sem grandes conquistas, voltou para o Rio de Janeiro e comandou o Flamengo no ano seguinte, antes de sua segunda passagem no Corinthians em 2004.

Seu retorno ao Timão não rendeu grandes frutos como o de anos atrás. Com um trabalho curto e sem conquistas, Oswaldo deixou a equipe durante a temporada e assumiu o Vitória. Já em 2005, seguiu para o Santos e teve outra passagem rápida antes de ir à outro continente e assumir o Al-Ahli, do futebol do Catar. Após dois anos longe do Brasil, Oswaldo retornou no comando do Cruzeiro, em 2006 e ficou até o fim da temporada, porém, ainda no mesmo ano voltou ao Fluminense. Em 2007, o técnico deixou o futebol brasileiro mais uma vez e seguiu para o Japão, contratado pelo Kashima Antlers.

Quatro anos depois, assumiu o Botafogo, onde ficou até o final do Brasileirão de 2013. Em seguida, foi contratado pelo Santos, onde foi vice-campeão do Campeonato Paulista de 2014 e acabou sendo demitido no fim da temporada.

No final de 2015, Oswaldo de Oliveira seguiu para o Palmeiras e tornou-se o primeiro treinador a comandar os quatro grandes clubes de São Paulo. Vice-campeão do Paulista, deixou o clube durante a temporada e voltou ao Flamengo, clube em que ficou até o ano seguinte.

Em abril de 2016, o treinador foi anunciado à frente do Sport. O técnico deixou o time de Recife em outubro do mesmo ano para assumir o Corinthians pela terceira vez. Com uma passagem curta, de apenas dez jogos, Oswaldo foi demitido do comando alvinegro em dezembro de 2016.

Após a saída do Timão, foi contratado pelo Al-Arabi Sports Club, do Catar, no início de 2017. Em setembro de 2017, foi anunciado como técnico do Atlético-MG para o restante do ano. Foi demitido em fevereiro de 2018. Três meses depois, assinou com o Urawa Red Diamonds, do Japão.

Últimos jogos comandados por Oswaldo de Oliveira

Como foi o Oswaldo de Oliveira comandando o Corinthians?

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de JULIÃO

    Ranking: 1175º

    JuliÃo 1653 comentários

    14º. @iago.cima.de.olivei1 em

    Fraco

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Afonso

    Afonso 114 comentários

    13º. @afonso.brandao1 em

    Eu não sou fan do Osvaldo de Oliveira, mas venho dizendo que o problema maior não é o Técnico, e sim os jogadores que são muitos Ruins, ai eu sugiro aos milhares de torcedores que dize que entendem de futebol que ficam queimando todos os técnicos que são contratados, que façam uma lista com os nomes dos treinadores que eles acham ideal para novo treinador do Timão e entreguem par o Presidente do Timão, talvez eles estejam com a verdade, uma coisa eu digo no futebol não existe milagre, existe sim competência e qualidade, comestes jogadores que estão ai não tem Técnico que nos leve a ser campeões de nada.

  • Foto do perfil de Nelson Pereira Da Costa

    Ranking: 7875º

    Nelson 233 comentários

    12º. @nelson.pereira.da.co em

    Osvaldo de oliveira tem que ir embora do Timão quando ganhou em 1999e 2000 era auxiliar do luxengurgo falei aqui o Corinthians devia contratar vanderlei antes do osvaldo se tivesse comtratado estava na Libertadores mais esse presidente do Timão foi um bom diretor mais como presidente afundou o Timão além disso tem que fazer uma linpeza no elenco dispensar diverssos jogadores.

  • Foto do perfil de Jair

    Jair 156 comentários

    11º. @jair.damiao em

    Esse são os reforso do Timão qui tem qui vim urgente Diego Souza, Pratto, Copete, William Pottker, Grafite, vocês num concorda, ? Z

  • Foto do perfil de Jair

    Jair 156 comentários

    10º. @jair.damiao em

    Esse são os reforso do Timão qui tem qui vim urgente Diego Souza, Pratto, Copete, William Pottker, Grafite, vocês num concorda, ?