Campeonato Paulista 1988

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista 1988
Elenco campeão do Campeonato Paulista 1988

Na primeira fase do Campeonato Paulista, os 20 participantes se dividiram em dois grupos de 10. O Corinthians ficou no Grupo B. 

O embate era entre os integrantes do Grupo A contra os do Grupo B. Os quatro primeiros colocados de cada grupo passavam para a segunda fase. O Timão terminou no topo de seu grupo, com 26 pontos e se classificou para fase subsequente.

Foi nesse campeonato que Ronaldo Giovanelli teve sua primeira chance como goleiro titular do Corinthians. Viola também apareceu nessa época. 

Na segunda fase, os times eram novamente divididos em dois grupos, mas dessa vez, os participantes enfrentavam os rivais do mesmo grupo em partidas de ida e volta. O primeiro colocado de cada grupo ia para a final.

Corinthians e Guarani foram os vencedores de seus grupos e fizeram a finalíssima daquela temporada. 

A final

O Corinthians fez o primeiro jogo contra o Guarani, no estádio do Morumbi, o duelo terminou em empate por 1 a 1. Curiosidade para o fato de Neto ter feito o gol do Bugre, de bicicleta.

Como o Guarani havia feito uma campanha melhor que o Corinthians na segunda fase, um empate no tempo normal e na prorrogação bastava para que o time de Campinas conquistasse o título. Mas o Corinthians, apesar de contar com jogadores jovens, era valente. 

No Brinco de Ouro da Princesa, o jogo foi dramático, as equipes não conseguiram abrir o placar no tempo normal e a partida foi para a etapa adicional. 

Logo no comecinho do primeiro tempo da prorrogação, Viola abriu o placar para o Timão.

Marcelo arrancou, Wilson Mano tentou chutar, mas errou e acabou cruzando para Viola, de carrinho, mandar para o fundo da rede. 

Era o vigésimo título do Corinthians no estadual mais disputado do país. 

 

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

x