Campeonato Paulista Feminino 2020

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista Feminino 2020
Corinthians conquistou seu segundo título paulista em 2020

Poucos dias após conquistar o bicampeonato brasileiro em 2020, o Corinthians se sagrou campeão paulista e garantiu o sétimo título do clube.

O Corinthians fez uma campanha praticamente impecável no estadual e foi derrotado apenas uma vez ao longo dos 11 jogos - houve também um único empate. Com um elenco forte, o Timão deu show na quantidade de gols marcados: foram 41 tentos anotados e apenas oito sofridos.

Na reta final, o Corinthians mostrou seu poder de superação. As alvinegras começaram a primeira partida da decisão perdendo, mas viraram o jogo e garantiram a vantagem. No duelo final, conseguiram uma boa goleada diante da Ferroviária.

Primeira fase

Por conta da pandemia da Covid-19, o formato de disputa da competição sofreu algumas alterações. O Corinthians fez parte do Grupo 2, que tinha também São José, Taubaté, Santos, Nacional e Juventus. Assim, foram esses os adversários alvinegros na primeira fase. 

O Timão fechou a primeira fase invicto, com 15 pontos conquistados e incríveis 25 gols marcados e apenas um sofrido. Dos cinco duelos, vale destacar o jogo contra o Nacional, que marcou o retorno da artilheira Gabi Nunes e acabou em goleada por 11 a 0.

Quartas de final

O Corinthians enfrentou o Santos nas quartas de final e encontrou sua primeira dificuldade na competição. Na Vila Belmiro, as alvinegras encontraram um Santos nulo e foram para o vestiário vencendo por 3 a 0, com dois gols de Gabi Nunes e um de Vic Albuquerque. Já no segundo tempo as coisas complicaram.

As corinthianas marcaram o quarto com com Grazi, mas em lances de desatenção viram o Santos marcar duas vezes. O Timão soube se recompro e buscou o quinto gol, largando em vantagem na decisão.

No jogo de volta, na Fazendinha, as comandadas de Arthur Elias conheceram sua única derrota na competição. O Timão foi superado por 2 a 0 e viu o Santos colocar 5 a 4 no placar agregado. Apesar do revés, as corinthianas avançaram para a semifinal.

Semifinal

O Corinthians fez mais um clássico na semifinal e enfrentou o Palmeiras. Com a vantagem de decidir em casa, o Timão visitou o rival alviverde no primeiro jogo e largou em vantagem com vitória por 1 a 0. O gol corinthiano foi marcado por Gabi Nunes, artilheira da equipe na competição.

As corinthianas começaram o jogo perdendo e viram o Palmeiras ir para o vestiário com uma vitória parcial pelo placar mínimo. Precisando buscar o resultado, Arthur Elias voltou para o segundo tempo com alterações que fizeram a diferença: em menos de dez minutos, Gabi Zanotti e Giovanna Crivelari marcaram e viraram o jogo.

O Palmeiras conseguiu o empate pouco depois, e o placar se manteve em 2 a 2. Nos agregados, o Corinthians conseguiu 3 a 2 e garantiu vaga na grande decisão.

Final

A grande final foi uma reedição da final do Brasileiro de 2019 e colocou Corinthians e Ferroviária frente a frente. Com o resultado diante do Palmeiras, o Timão teve um desempenho inferior ao do time de Araraquara e fez o primeiro jogo em casa.

Mesmo sendo mandante, o Corinthians viu a Ferroviária largar na frente do marcador. A equipe alvinegra teve a oportunidade de abrir o placar com Adriana em cobrança de pênalti, mas a atleta desperdiçou e viu a goleira Luciana ficar com a bola. Ela fez o ligamento direto no ataque e Chu aproveitou uma falha da defesa para colocar o 1 a 0 no marcador.

No segundo tempo, mais uma vez, o Timão buscou a reação, mas agora ela demorou a acontecer. O Corinthians parecia afobado vendo o resultado escapar de sua mão no primeiro jogo e as conclusões corinthianas não iam a gol. No últimos cinco minutos, o cenário mudou.

O Corinthians buscou o empate com Vic Albuquerque em cobrança de pênalti e pouco depois a virada veio com Gabi Zanotti. Quando a vitória já parecia sacramentada, o terceiro gol saiu da cabeça de Vic Albquerque.

No segundo jogo, o cenário foi outro. O Corinthians dominou a Ferroviária durante os 90 minutos de jogo e fechou a temporada com chave de ouro, conseguindo boa goleada por 5 a 0.

Logo no primeiro tempo, Giovanna Crivelari, Érika e Tamires garantiu o 3 a 0 para o Timão. Na segunda etapa, as comandadas por Arthur Elias mantiveram a intensidade e o domínio e ampliaram com Diany e Grazi. 5 a 0 e título do Campeonato Paulista conquistado pela equipe.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

x