x

Supercopa do Brasil Feminina 2022

Titulos conquistados pelo Corinthians - Supercopa do Brasil Feminina 2022
Corinthians conquistou a primeira edição da Supercopa do Brasil Feminina

Depois de conquistar a Tríplice Coroa em 2021, o Corinthians iniciou a temporada 2022 a todo vapor. O Timão entrou na história como o primeiro time a conquistar a Supercopa do Brasil Feminina.

Sob o comando de Arthur Elias, o Corinthians Feminino conquistou seu 11º título desde a reativação da modalidade, em 2016. A competição foi feita em tiro curto e mata-mata, tendo durado do dia 4 ao dia 13 de fevereiro. As Brabas venceram os três jogos disputados, marcando seis gols ao longo do campeonato.

A Supercopa Feminina foi disputada por oito equipes. Os critérios de classificação foram: os oito melhores colocados, limitados a um por estado, entre os 12 melhores do Brasileirão Feminino e os quatro melhores do Brasileirão Feminino A2. 

No caso das oito vagas não serem preenchidas no critério acima, a federação melhor ranqueada terá direito a duas vagas. Os concorrentes das quartas de final foram: Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Esmac-PA, Real Brasília e Flamengo.

Quartas de final

O primeiro desafio do Corinthians na temporada foi nada menos do que um Dérbi. A equipe do Parque São Jorge recebeu seu maior rival na Neo Química Arena, em Itaquera. A partida teve, pela primeira vez, ingressos vendidos ao público nos valores de R$20 a R$40. A Fiel adquiriu 13.890 entradas (o estádio funcionou com 70% da capacidade por conta da pandemia da Covid-19).

O Timão dominou a partida do começo ao fim e saiu vitorioso por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado por Gabi Portilho - aos dez minutos de jogo, Diany alçou uma bola na área após cobrança de escanteio e Tarciane subiu para cabecear. A zaga rival afastou a bola, mas esqueceu de marcar Gabi Portilho. A camisa 18 dominou e bateu limpo, direto para o gol. 

O marcador foi ampliado aos 33 minutos do primeiro tempo. A jogada começou com Gabi Zanotti e Diany. Depois, a volante encontrou Tamires e acionou a capitã alvinegra, que dominou e chutou firme com a perna esquerda para o gol de Jully.

O gol que fechou a vitória no Dérbi foi de estreante. A capitã Tamires carregou a bola pelo lado esquerdo e deixou para Yasmim. A lateral cruzou na medida para Jaqueline, que subiu de cabeça para marcar o seu primeiro gol pelo Timão! A atacante, que havia defendido o São Paulo na temporada anterior, correu para os braços da Fiel no Setor Norte para comemorar o tento.

Com a vitória, o Corinthians eliminou o Palmeiras e garantiu presença na semifinal da competição. O adversário seria o Real Brasília, que eliminou o Internacional nas quartas de final.

Semifinal

A semifinal da Supercopa Feminina não pôde ser disputada na Neo Química Arena em razão da condição do gramado. A partida seria levada para a Fazendinha, mas o local passava por processo de revitalização para jogos noturnos. Assim, a partida foi levada para outro estádio já conhecido da equipe feminina: a Arena Barueri. 

Diante do Real Brasília, o Corinthians teve o controle do jogo na maior parte do primeiro tempo, mas acabou sofrendo com a imposição física do adversário, que também veio com a marcação muito bem ajustada. O primeiro gol do Corinthians saiu na reta final do primeiro tempo: depois de receber de Gabi Zanotti, Tamires se esforçou para não perder a bola na área. Carol furou na hora do corte e bola sobrou para Adriana, que arriscou em cima da marcação. No rebote, Jheniffer, livre de marcação, colocou o Corinthians na frente.

No segundo tempo, não demorou muito para o Corinthians ampliar o placar diante da equipe da capital federal. Aos cinco minutos do segundo tempo, Tamires iniciou a jogada e levou até a linha de fundo, onde cruzou para trás. A colombiana Lia vinha chegando, sem marcação, e soltou uma bomba no canto direito da goleira adversária para marcar seu primeiro gol pelo Timão.

Com 2 a 0 no placar, o Corinthians garantiu a presença na final da disputa. Poucos minutos depois do fim da partida, o clube confirmou que a grande final, contra o Grêmio, teria a Neo Química Arena como palco. Além disso, o Corinthians também anunciou que a decisão teria a comercialização de ingressos para a torcida.

Final

No dia 13 de fevereiro, um domingo, às 10h30, a Fiel compareceu à Neo Química Arena para acompanhar a grande final da Supercopa Feminina. Com quase 20 mil torcedores presentes, o título veio no maior estilo Corinthians. 

O time de Arthur Elias fez bem o que se propôs a fazer: manter a bola no campo de ataque e criar muitas chances de gol. As Brabas, porém, acabaram esbarrando em um obstáculo chato: a marcação do Grêmio estava muito ajustada para segurar o Corinthians. 

A partida ficou marcada como um jogo de ataque x defesa. O Timão martelou o Grêmio durante os 90 minutos inteiros e, mesmo com muitas chances, finalizações e bolas na trave, o gol teimou a sair nos acréscimos da segunda etapa. 

Tudo começou com o Corinthians chegando muito perto do gol quando o cruzamento de Yasmim encontrou Jaqueline na área. A corinthiana desviou de cabeça e a goleira Lorena, do Grêmio, espalmou para escanteio. Na batida, a bola foi levantada na área, Tarciane tentou de cabeça e manteve a bola viva. Assim, Gabi Zanotti teve a chance e confirmou o primeiro título do Corinthians Feminino em 2022. 

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!