Campeonato Paulista de 1982

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista de 1982
Elenco campeão do Campeonato Paulista 1982

Vindo de um ano terrível, onde o clube terminou na 26ª colocação do Campeonato Brasileiro e no oitavo lugar do Campeonato Paulista, o Corinthians passava por uma reestruturação dentro e fora de campo - a chamada Democracia Corinthiana. Com a chegada de Waldemar Pires na presidência, Adílson Monteiro Alves na direção do futebol, e jogadores politizados como Sócrates, Casagrande, Zenon e Wladimir, um novo método de autogestão foi implantado no Timão. Dessa maneira, todos as pessoas ligadas ao Corinthians - desde o roupeiro até os próprios jogadores - tinham direito às decisões do clube.

A princípio, o favorito ao troféu do Campeonato Paulista era o São Paulo, que vinha de um bicampeonato e tinha grandes craques no elenco. Entretanto, como resultado de uma nova fase bem sucedida, o Corinthians emplacou uma série de vitórias e foi campeão do primeiro turno, com direito a uma goleada histórica de 5 a 1 em cima do Palmeiras, onde os gols foram marcados por Casagrande (hat trick), Sócrates e Biro Biro. Já no segundo turno, comprovando a boa fase, o São Paulo foi líder da tabela e classificou-se para a final, contra o Timão.

Final do Campeonato Paulista de 1992 - Corinthians x São Paulo 

O primeiro jogo da decisão aconteceu no dia 8 de dezembro, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, com uma média de 23 mil espectadores. O Corinthians levou a melhor pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Casão no minuto 14 do primeiro tempo. O segundo jogo decisivo ocorreu quatro dias depois, no dia 12 de dezembro, também no Morumbi, mas com as arquibancadas bem mais povoadas: foram exatos 66.851 pagantes. Para este confronto, o técnico Mário Travaglini mandou a campo: Solito, Alfinete (Zé Maria), Mauro, Daniel Gonzales e Wladimir; Paulinho, Sócrates e Zenon (Eduardo); Ataliba, Casagrande e Biro Biro. A etapa inicial começou morna e com o passar do tempo ficou pegada, mas o placar não saiu do 0 a 0. Na etapa complementar, os times chegaram ainda mais eufóricos. O Corinthians, que jogava por um empate, saiu na frente com um gol de Biro Biro, após uma bela jogada de Sócrates. Na sequência, o São Paulo empatou com Dario Pereira. Passados cinco minutos no relógio, Biro Biro foi lançado em um contra-ataque e mandou para o fundo da rede. Com os mandantes desesperados pela virada de jogo, o Corinthians aproveitou mais um contra-ataque mortal de Taliba, e Casagrande deixou o terceiro e último gol da partida. Dessa maneira, com o placar final de 3 a 1, o Corinthians sagrou-se campeão paulista pela 18ª vez na história.

Em retrospecto, foram 28 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Além disso, o Timão também marcou 72 gols, sendo 28 desses por Casagrande, que foi o artilheiro da competição, e sofreu apenas 26. 

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

x